LUSA LIONS

Sua principal fonte sobre o clube

HISTÓRIA DO LUSA LIONS

A história da Lusa Lions começa em 2007, quando ainda eram conhecidos como Rhynos. A ideia de começar um time de Futebol Americano veio do grupo de amigos, Renan Diniz, Eduardo Oya e Felipe Vieira que conheceram o esporte através do canal ESPN e dos video games. Quando o Futebol Americano chegou ao Brasil os jogos aconteciam no Parque Ibirapuera, em São Paulo, onde o grupo de amigos teve o verdadeiro contato com o novo esporte.


Depois de alguns meses jogando como hobby, Renan, Eduardo e Felipe resolveram montar um time de Flag Football (modalidade do futebol americano com contato físico moderado), para jogarem nos finais de semana. Com transmissões online e pela TV (ESPN e BandSports) o time divulgou peneiras para o recrutamento de novos jogadores. Surgiu assim, em 16 de março de 2007, o Rhynos.


Com o passar do tempo, o Rhynos cresceu e se tornou um dos maiores times de Flag Football de São Paulo. O time participou de vários campeonatos durante sua ascensão, e ganhou dois títulos, o Torneio Integração (LPFA) e a Copa Flag (CFF), em 2009 e 2010, respectivamente.


No final de 2011, o Rhynos se tornou um time de elite nacional, ou seja, um dos melhores do país. Em 2012, o time criou um time adulto na modalidade full pads (modalidade caracterizada pelo uso de equipamentos e adoção de regras tradicionais utilizadas pela Liga Norte Americana de Futebol Americano – NFL). 

Mesmo com a adoção de uma nova modalidade, o Flag Football não deixou de existir e participa de campeonatos até hoje.


No primeiro ano da modalidade full pads o Rhynos participou de dois campeonatos, a Super Copa São Paulo de Futebol Americano (LPFA) e o Torneio Touchdown. O time novato nas competições não decepcionou e surpreendeu outros clubes que participaram.


Com maiores ambições, o Rhynos participou novamente desses campeonatos em 2013 e teve classificação para os play-offs na Super Copa São Paulo de Futebol Americano (LPFA). O time teve um desempenho melhor do que a do ano anterior. No Torneio Touchdown, o Rhynos só não se classificou para os play-offs por causa do saldo de pontos, ao empatar na segunda colocação do grupo.


Em junho de 2014, a equipe divulgou um novo sistema de parcerias que mudaria completamente a estrutura e o modelo de gestão da equipe. O Rhynos se juntou com o Spartans (time também de São Paulo), o que aumentou o número de jogadores e comissão técnica. Ao mesmo tempo em que se juntavam aos Spartans, o time fechou uma parceria com a Associação Portuguesa de Desportos, em que a equipe passaria a ter à disposição toda a infraestrutura da Portuguesa. Se tornando assim, a Lusa Lions.

 

História do Futebol Americano

Você sabia que o Futebol Americano foi praticamente criado por um garoto de 17 anos em 1823? E que em 1876 as universidades Harvard, Princeton e Columbia oficializaram o Futebol Americano? Aqui nós colocamos pra você uma linha do tempo da história do Futebol Americano, como surgiu, suas mudanças através do tempo e como ele é hoje.


1805 – SURGE O FUTEBOL INGLÊS

  • Foi no século XIX que chutar a bola começou a se transformar em um esporte organizado, ou seja, começou a ganhar regras.
  • Na Inglaterra os jovens nas escolas praticavam uma modalidade diferente, em que o objetivo do jogo era chutar a bola no meio de duas estacas fincadas no chão.
  • Em 1805 começam a denominar essa modalidade de football.

1823 – RUGBY FOOTBALL

  • Como as regras do football variavam de escola para escola, (tinham regras diferentes, números de jogadores, etc), novas ideias poderiam surgir sempre.
  • Em 1823, um garoto de 17 anos, Willian Webb Ellis, decidiu pegar a bola com as mãos e correr direto ao gol, foi aí que se estabeleceram novas regras para o esporte.
  • Então surgiu o Rugby Football.

1860 – RUGBY NOS EUA

  • Os jovens ricos do EUA que iam para a Inglaterra acabavam tendo contato com as duas modalidades, o football e o rugby.
  • Ao voltarem para os EUA e passar os dois esportes para outras pessoas, o football e o rugby se tornaram muito comuns em escolas, universidades e clubes americanos.

1876 – AMERICAN FOOTBALL

  • Hervard, Princeton e Columbia padronizaram o american football.
  • O jornalista e atleta, Walter Camp criou novas regras para o esporte, como a regra dos downs (que será explicada mais a frente).

1905 – O AMERICAN FOOTBALL QUASE BANIDO

  • No começo o espore não contava como nenhuma medida ou equipamentos de segurança para os atletas, o que causou lesões graves e a morte de 18 jogadores universitários.
  • O presidente da época, Theodore Roosevelt, ameaçou banir o esporte dos EUA.
  • Para isso não acontecer foram feitas várias mudanças para tornar o esporte mais seguro.
  • Incluindo uma nova regra que mudou o esporte para sempre, a forwad pass (passe pela frente).

1920 – O SPORTE COMEÇA A SER PROFISSIONALIZADO

  • O futebol americano com suas mudanças se tornou mais dinâmica e melhor planejado, também começou a se popularizar exponencialmente.
  • Com esses avanços rápidos e crescente popularização do esporte, em 1920 foi criada a American Professional Football Conference (Conferência Profissional de Futebol Americano), que virou a NFL – National Football League (Liga Nacional da Futebol), em 1922,
  • Mesmo com a criação da NFL, as primeiras temporadas de futebol americano foram complicadas. Vários times apareciam e sumiam de um ano para o outro, havia falta de dinheiro para financiar os jogos e muitos partidas eram improvisadas em lugares inapropriados.

1933 – REORGANIZAÇÃO DA NFL

  • Com tantas difciculdades, NFL resolveu fazer reestruturar e reorganizar a administração da liga. Times pequenos foram botados de fora, dando espaço para grandes equipes, como: Philadelphia Eagles, Pittsburgh Pirates (Pittsburg Steelers), Boston Braves (Washington Redskins) e Cleveland Rams (St. Louis Rams).
  • Para melhorar o desempenho aéreo da bola, a NFL desenvolveu uma nova: menor e mais pontuda.
  • Em 1936, começou o draft universitário, recrutamento de atletas da liga usado até hoje.

1942 – MUDANÇAS POR CAUSA DE SEGUNDA GUERRA

  • Com a Segunda Guerra Mundial mais de 600 jogadores da liga deixaram seus clubes para lutar.
  • Por isso, muitos times tiveram que se juntar para não as atividades da NFL não terem que ser interrompidas. Dois times que se juntaram foram, o Steelers e Eagles, que se tornaram o Steagles.
  • Até então, havia apenas 11 jogadores em campo que atuavam na função de ataque e defesa. A NFL alterou algumas regras do esporte para que as equipes pudessem fazer substituições ilimitadas. Foi assim que surgiram os times de defesa e ataque para cada clube. Em 1950, essas mudanças se tornaram definitivas.

ANOS 50 – RUMO AO SUCESSO

  • O futebol americano foi ganhando audiência com apoio da televisão que transmitia as partidas para os EUA inteiro. Foi assim que o esporte começou a se destacar do beisebol (esporte americano favorito na época).
  • O ápice foi em 1958, em uma partida do Baltimore Colts contra o New York Giantes. Até hoje, essa partida é conhecida como “o maior jogo de todos”, por quebrar recordes de audiência na TV americana: 45 milhões de espectadores.

1960 – UM RIVAL PARA A NFL

  • Com o sucesso do futebol americano nos anos 50, novos times surgiram e queria ser aceitos na NFL, mas a liga recusou todos.
  • Foi então que surgiu a AFL – American Football League (Liga Americana de Futebol), única liga rival a ter sucesso em cima da NFL.
  • A AFL foi responsável por inovações no esporte, como a conversão de dois pontos e o marketing em camisas com nomes de atletas da nova liga.

1967 – CRIAÇÃO DO SUPER BOWL

  • Depois de anos de rivalidade entre a NFL e a AFL, as duas ligas deram um trégua e criaram o Super Bowl. Um jogo disputado em campo neutro, entre o time campeão da NFL e o campeão da AFL.
  • O primeiro Super Bowl aconteceu no dia 15 de janeiro de 1967 em Los Angeles, uma partida entre o Green Bay (NFL) e Kansas City Chiefs (AFL). O Green Bay venceu o Kansas City pó 35 a 10.
  • Em 1970 aconteceu a unificação do Futebol Americano, quando a NFL e a AFL se juntaram. Além do Super Bowl, os times de ambas as ligas agora jogavam entre si durante a temporada.
  • Com a junção das duas ligas e a criação do Super Bowl, a audiência televisia dobrou e o Futebol Americano se tornou o novo esporte favorito dos americanos.

1970 – 1993 – SURGEM OS CRAQUES

  • O crescimento do esporte e dos jogadores abriu espaço para a NFL criar o Monday Night Football, horário mais valorizado da televisão paga até hoje.
  • O canal americano ABC também inovou, colocando câmeras e repórteres em campo, além de replays e infográficos das partidas.

1993 – ESPETACULARIZAÇÃO DO SUPER BOWL

  • Para aumentar ainda mais a sua audiência, em 1993 o Super Bowl se transformou em um grande show com a participação de grandes artistas da música.
  • O primeiro convidado foi Michael Jackson, e desde hoje o Super Bowl já recebeu cantores como Bruno Mars, Beyonce, Katy Perry e Madonna.

2007 até hoje – EXPANÇÃO MUNDIAL

  • Querendo expandir, cada vez mais, os seus domínios e popularidade fora dos Estado Unidos, desde 2007 a NFL estrutura pelo menos uma partida por temporada no estádio de Wembley, em Londres.

REGRAS FUTEBOL AMERICANO

Pra você que quer começar a acompanhar o Futebol Americano ou quer começar a praticá-lo aqui estão todas as regras que você precisa saber antes de tudo!


QUANTO DURA UM JOGO 

Nos EUA são quatro períodos de 15 minutos, totalizando 60 minutos de partida e no Brasil são quatros períodos de 12 minutos, totalizando 48 minutos de partida. Os quatro períodos são divididos em 2 metade. 

O cronômetro, entretanto, pode ser parado em algumas situações: se o jogador com a bola sair pela lateral, se algum time pontuar, se houver um passe incompleto (bola lançada que toca o chão antes de ser pega) e

se houver falta.


OS TIMES 

Cada time tem 3 unidades diferentes:

Ataque: time que possui a bola 

Defesa: time que tenta recuperar a bola 

Especial: time que só entra em campo nas jogadas de chute (kick offs, Field goals e punts)

Em campo são 11 atletas para cada equipe. Como não limite de substituições, os jogadores entram e saem da partida quantas vezes o técnico quiser. EX: quando tem a posse de bola, coloca 11 atacantes em campo. Quando o adversário tem a posse, coloca-se 11 defensores. 

O futebol americano requer extrema especialização de posição, por isso cada jogador joga em apenas uma unidade e exerce apenas uma função em campo. 


POSIÇÕES DOS JOGADORES

  1. TIME DE ATAQUE
    1. Quarterback: é o jogador mais importante, é o centro do time. É ele quem executa a jogada, que faz com que ela seja possível de ser feita. Ele lança a bola em profundidade, corre com ela ou entrega nas mãos do jogador de seu time.
    2. Bloquedores: protegem o quarterback formando uma barreira e abrem espaço para os running backs, eles não encostam na bola.
    3. Corredores (running backs): correm com a bola recebida do quarterback logo no começo de uma jogada.
    4. Recebedores: recebem lançamentos, geralmente os de profundidade.
  1. TIME DE DEFESA
    1. Linha defensiva: é formada por 3 ou 4 jogadores, é a primeiro linha de defesa contra o avanço do adversário e tem o objetivo de derrubar quem tem a posse de bola no começo de uma jogada.
    2. Linebackers: é um segundo nível de proteção, atrás da linha defensiva. Também é formado por 3 ou 4 jogadores.
    3. Secundária: são 4 jogadores responsáveis por proteger a retaguarda do time.
  1. TIME ESPECIAL
    1. Long Snapper: quem inicia uma jogada de chute, passando para outro jogador a bola por baixo das pernas. A bola pode ser repassada ao punter (para chutes de devolução) ou ao holder (para chutes de pontuação).
    2. Holder: recebe a bola passada pelo long snapper e a posiciona de maneira correta para o kicker chutar.
    3. Kicker: faz os chutes de precisão, ou seja, as tentativas de extra point, field goal e é responsável pelo kickoff (chute de inicio ou reinicio de partida).
    4. Punter: é responsável por devolver a posse de bola ao adversário. Ao contrário dos outros, seus chutes não visam ganhar pontos, mas colocar o adversário em uma posição de campo desfavorável.
    5. Kick Returner: esse jogador é tentar pegar a bola chutada pelo adversário e correr com ela o mais longe possível no território do outro time.


INICIO DA PARTIDA 

O chute inicial, chamado kickofff, inicia a primeiro e a segunda metade, assim como acontece depois de qualquer pontuação. 

A bola é posicionada na linha de 35 jardas e chutada pelo kicker em direção ao campo adversário. Um jogador do time adversário, o kick returner, recebe a bola chutada e tentar avançar com ela o máximo que puder, até ser derrubado.


TIMES-OUT (PEDIDOS DE TEMPO) 

Os times têm direito a 6 timeouts, 3 na primeira metade e 3 na segunda. Também existe o chamado two-minute warning, uma parada automática que avisa os dois últimos minutos da primeira metade e os dois últimos minutos da partida. 


DESAFIO 

Antes do two-minute warning, o técnico pode lançar uma bandeira vermelha no meio do gramado e desafiar o outro time para uma jogada. Cada técnico tem direito a dois desafios por partida, e ganhar um extra point.

Se o time errar a jogada marcada, o time que lançou o desafio perde um time-out. Se o time acertar, ele mantém seus times-out e ganha 1 ponto. Durante o two-minute warning não é permitido desafios. 


O CAMPO 

O campo tem 100 jardas (por ser um jogo americano é usada a métrica dos EUA), aproximadamente 91 metros, divido em duas metades para cada time. O gol são duas traves nas extremidades do campo em formato de “Y”, antes de cada um é localizada uma área adicional chamada end-zone que possui 10 jardas cada. Um time marca pontos quando atravessa a end-zone correndo com a bola ou quando alguém recebe a bola dentro dela.


INÍCIO E FIM E DE UMA JOGADA

  1. INÍCIO:
    Snap é o nome do começo da jogada. O center passa a bola ao quarterback por baixo das pernas. O quarterback pode entregar a bola a um jogador ao seu lado, lança-la em profundidade ou correr com ela.
  2. FIM: 
    A jogada acaba quando o atleta com a bola é derrubado, se o jogador que a carrega sair pela lateral ou se houver um passe incompleto (bola lançada para frente que toca o chão antes de ser pega).
  3. MANTENDO A POSSE DE BOLA
    Se um dos times conseguir avançar 10 jardas em pelo menos quatro jogadas (downs), mantém a posse de bola e ganha mais quatro chances de avançar o campo adversário. Se o time não conseguir, perde a posse de bola onde o jogador derrubado na 4º e última tentativa. E assim por diante.


ATAQUE

  • CORRIDA: geralmente o running back ou o fullback recebe a bola das mãos do quarterback e segue em frente, tentando atravessar a defesa adversária.
  • PASSE E RECEPÇÃO: apenas uma vez por jogada é permitido que o quarterback arremesse a bola para um recebedor avançado. O arremesso dever ser feito atrás da linda de Scrimmage (a linha onde começou a jogada), o ponto só é válido se o jogador segurar a bola antes de ela tocar o chão.
  • BLOQUEIO: proteger o quarterback nas jogadas de passe ou abrir caminho para o running back nas jogas é responsabilidade de cinco jogadores do ataque, os offensive linemen. Eles protegem esses jogadores empurrando os defensores adversários. Dependendo da jogada escolhida pelo técnico, outros atacantes, como o tight end, o fullback e os recebedores podem fazer o bloqueio. 
    Obs: não é permitido segurar os defensores adversários nem empurrá-los pelas costas.


DEFESA

  • TACKLE: é derrubar o jogador com a posse de bola e interromper o avanço do time adversário.
  • SACK: é o tackle feito no quarterback do outro time, é feito antes que ele entregue a bola a um colega de time.
  • INTERCEPTAÇÃO: roubar a bola lançada pelo quarterback adversário enquanto ela ainda está no ar.


MARCANDO PONTOS

  • TOUCHDOWN – 6 PONTOS: acontece sempre que um time leva bola além da linha de fundo do time adversário, a endzone.
  • EXTRA POINT – 1 PONTO: a equipe que marcou o touchdown tem a chance de chutar a bola no gol, se acertar ganha mais um ponto no placar.
  • CONVERSÃO DE 2 PONTOS: o time que marcou o touchdown, ao invés de tentar o extra point, pode tentar um outro touchdown partindo da linha de 2 jardas.
  • FIELD GOAL – 3 PONTOS: a qualquer momento, o time com posse de bola pode chutar a bola no gol partindo do chão.
  • SAFETY – 2 PONTOS: é como se fosse um gol contra, acontece quando o jogador com bola é derrubado dentro da endzone de seu time, ou se o time cometer falta ou sair de campo por trás ou pelos lados da endzone.


PERDENDO A POSSE DE BOLA PARA O ADVERSÁRIO

  1. FUMBLE: quando o jogador perde a bola acidentalmente no meio de uma jogada.
  2. INTERCEPTAÇÃO: roubar a bola lançada pelo quarterback adversário enquanto ela ainda está no ar.
  3. FIELD GOAL MAL SUCEDIDO: o adversário ganha a posse de bola quando o time que está atacando tentar um field goal e a tentativa não ter sucesso.
  4. PERDA EM DOWNS: quando o time gasta seus 4 downs e não consegue avança no mínimo 10 jardas ele é obrigado a ceder a bola ao adversário.
  5. PUNTS: é usado como segurança pelo time que está prestes a perder a posse de bola depois que não avança 10 jardas (no mínimo). O time chuta a bola para o adversário no ponto mais distante do campo, para a posse não passar em posição de campo favorável ao outro time.


FALTAS E PENALIDADES

  • BANDEIRA AMARELA: é jogada no campo pelo árbitro para indicar penalidade ou falta para os jogadores, treinadores e outros árbitros.
  • ATRASO DE JOGO: o time que está atacando tem 40 segundos para botar a bola em jogo entre uma jogada e outra. Penalidade: se o tempo for excedido, o time atacante volta 5 jardas.
  • SAÍDA FALSA: ao começar uma jogada, todos os jogadores com a bola precisam estar parados, exceto um jogador paralelo a linha scrimmage (que não esteja na primeira linha) pode estar em movimento. Qualquer movimento de outro jogador é falta. Penalidade: recuo de 5 jardas.
  • OFFSIDE: quando, antes do início da jogada, um jogador do time de defesa ultrapassar a linha scrimmage. Penalidade: recuo de 5 jardas.
  • HOLDING: apenas o jogador com a bola pode ser segurado ou agarrado, os demais podem apenas serem empurrados. Penalidade: se o atacante segura o defensor, recuo de 10 jardas. Se o defensor segura o atacante, recuo de 5 jardas e o time de ataque ganha o 1º down automaticamente.
  • CONTATO ILEGAL: só é permitido que p defensor empurre um atacante adversário em um limite de 5 jardas da linha scrimmage (onde a jogada é iniciada), contato além desse limite é falta. Penalidade: recuo de 5 jardas para a defesa.
  • INTERFERÊNCIA NO PASSE: o defensor pode deslocar o atacante apenas quando ele entra em contato com a bola, é proibido impedir a recepção do atacante. Penalidade: primeiro down automático, com a bola posicionada no local da falta.
  • FALTA PESSOAL: todas as atitudes que colocam em risco a integridade do jogador, que possa prejudica-lo fisicamente. Penalidade: recuo de 15 jardas e primeiro down automático.