HISTÓRIA DO LUSA LIONS
A história da Lusa Lions começa em 2007, quando ainda eram conhecidos como Rhynos. A ideia de começar um time de Futebol Americano veio do grupo de amigos, Renan Diniz, Eduardo Oya e Felipe Vieira que conheceram o esporte através do canal ESPN e dos video games. Quando o Futebol Americano chegou ao Brasil os jogos aconteciam no Parque Ibirapuera, em São Paulo, onde o grupo de amigos teve o verdadeiro contato com o novo esporte.
Depois de alguns meses jogando como hobby, Renan, Eduardo e Felipe resolveram montar um time de Flag Football (modalidade do futebol americano com contato físico moderado), para jogarem nos finais de semana. Com transmissões online e pela TV (ESPN e BandSports) o time divulgou peneiras para o recrutamento de novos jogadores. Surgiu assim, em 16 de março de 2007, o Rhynos.
Com o passar do tempo, o Rhynos cresceu e se tornou um dos maiores times de Flag Football de São Paulo. O time participou de vários campeonatos durante sua ascensão, e ganhou dois títulos, o Torneio Integração (LPFA) e a Copa Flag (CFF), em 2009 e 2010, respectivamente.
No final de 2011, o Rhynos se tornou um time de elite nacional, ou seja, um dos melhores do país. Em 2012, o time criou um time adulto na modalidade full pads (modalidade caracterizada pelo uso de equipamentos e adoção de regras tradicionais utilizadas pela Liga Norte Americana de Futebol Americano – NFL).
Mesmo com a adoção de uma nova modalidade, o Flag Football não deixou de existir e participa de campeonatos até hoje.
No primeiro ano da modalidade full pads o Rhynos participou de dois campeonatos, a Super Copa São Paulo de Futebol Americano (LPFA) e o Torneio Touchdown. O time novato nas competições não decepcionou e surpreendeu outros clubes que participaram.
Com maiores ambições, o Rhynos participou novamente desses campeonatos em 2013 e teve classificação para os play-offs na Super Copa São Paulo de Futebol Americano (LPFA). O time teve um desempenho melhor do que a do ano anterior. No Torneio Touchdown, o Rhynos só não se classificou para os play-offs por causa do saldo de pontos, ao empatar na segunda colocação do grupo.
Em junho de 2014, a equipe divulgou um novo sistema de parcerias que mudaria completamente a estrutura e o modelo de gestão da equipe. O Rhynos se juntou com o Spartans (time também de São Paulo), o que aumentou o número de jogadores e comissão técnica. Ao mesmo tempo em que se juntavam aos Spartans, o time fechou uma parceria com a Associação Portuguesa de Desportos, em que a equipe passaria a ter à disposição toda a infraestrutura da Portuguesa. Se tornando assim, a Lusa Lions.
História do Futebol Americano
Você sabia que o Futebol Americano foi praticamente criado por um garoto de 17 anos em 1823? E que em 1876 as universidades Harvard, Princeton e Columbia oficializaram o Futebol Americano? Aqui nós colocamos pra você uma linha do tempo da história do Futebol Americano, como surgiu, suas mudanças através do tempo e como ele é hoje.
1805 – SURGE O FUTEBOL INGLÊS
1823 – RUGBY FOOTBALL
1860 – RUGBY NOS EUA
1876 – AMERICAN FOOTBALL
1905 – O AMERICAN FOOTBALL QUASE BANIDO
1920 – O SPORTE COMEÇA A SER PROFISSIONALIZADO
1933 – REORGANIZAÇÃO DA NFL
1942 – MUDANÇAS POR CAUSA DE SEGUNDA GUERRA
ANOS 50 – RUMO AO SUCESSO
1960 – UM RIVAL PARA A NFL
1967 – CRIAÇÃO DO SUPER BOWL
1970 – 1993 – SURGEM OS CRAQUES
1993 – ESPETACULARIZAÇÃO DO SUPER BOWL
2007 até hoje – EXPANÇÃO MUNDIAL
REGRAS FUTEBOL AMERICANO
Pra você que quer começar a acompanhar o Futebol Americano ou quer começar a praticá-lo aqui estão todas as regras que você precisa saber antes de tudo!
QUANTO DURA UM JOGO
Nos EUA são quatro períodos de 15 minutos, totalizando 60 minutos de partida e no Brasil são quatros períodos de 12 minutos, totalizando 48 minutos de partida. Os quatro períodos são divididos em 2 metade.
O cronômetro, entretanto, pode ser parado em algumas situações: se o jogador com a bola sair pela lateral, se algum time pontuar, se houver um passe incompleto (bola lançada que toca o chão antes de ser pega) e
se houver falta.
OS TIMES
Cada time tem 3 unidades diferentes:
Ataque: time que possui a bola
Defesa: time que tenta recuperar a bola
Especial: time que só entra em campo nas jogadas de chute (kick offs, Field goals e punts)
Em campo são 11 atletas para cada equipe. Como não limite de substituições, os jogadores entram e saem da partida quantas vezes o técnico quiser. EX: quando tem a posse de bola, coloca 11 atacantes em campo. Quando o adversário tem a posse, coloca-se 11 defensores.
O futebol americano requer extrema especialização de posição, por isso cada jogador joga em apenas uma unidade e exerce apenas uma função em campo.
POSIÇÕES DOS JOGADORES
INICIO DA PARTIDA
O chute inicial, chamado kickofff, inicia a primeiro e a segunda metade, assim como acontece depois de qualquer pontuação.
A bola é posicionada na linha de 35 jardas e chutada pelo kicker em direção ao campo adversário. Um jogador do time adversário, o kick returner, recebe a bola chutada e tentar avançar com ela o máximo que puder, até ser derrubado.
TIMES-OUT (PEDIDOS DE TEMPO)
Os times têm direito a 6 timeouts, 3 na primeira metade e 3 na segunda. Também existe o chamado two-minute warning, uma parada automática que avisa os dois últimos minutos da primeira metade e os dois últimos minutos da partida.
DESAFIO
Antes do two-minute warning, o técnico pode lançar uma bandeira vermelha no meio do gramado e desafiar o outro time para uma jogada. Cada técnico tem direito a dois desafios por partida, e ganhar um extra point.
Se o time errar a jogada marcada, o time que lançou o desafio perde um time-out. Se o time acertar, ele mantém seus times-out e ganha 1 ponto. Durante o two-minute warning não é permitido desafios.
O CAMPO
O campo tem 100 jardas (por ser um jogo americano é usada a métrica dos EUA), aproximadamente 91 metros, divido em duas metades para cada time. O gol são duas traves nas extremidades do campo em formato de “Y”, antes de cada um é localizada uma área adicional chamada end-zone que possui 10 jardas cada. Um time marca pontos quando atravessa a end-zone correndo com a bola ou quando alguém recebe a bola dentro dela.
INÍCIO E FIM E DE UMA JOGADA
ATAQUE
DEFESA
MARCANDO PONTOS
PERDENDO A POSSE DE BOLA PARA O ADVERSÁRIO
FALTAS E PENALIDADES